O QUE SÃO MICROORGANISMOS?


Os microorganismos são:

Vírus, bactérias (moneras), protistas (protozoários e algas unicelulares).

- vírus, principais (viroses) da atualidade: dengue, hepatite, aids.

- Moneras (bactérias), (bacterioses) da atualidade:
-cólera, vibrião, ingestão, de agua e alimentos contaminados, causa forte diarréia, podendo levar a morte em 1 dia, tratamento reposição de líquidos endovenosa ou oral. Consumir agua filtrada, alimentos todos limpos.

- hanseníase: (lepra) doença contagiosa que causa lesões na pele. Não há vacinas mas tem tratamento ( cuidados nessa região)

- tétano: bacilo que vive no solo, contamina-nos pelos ferimentos, ainda é doença grave, existe vacina pode levar a morte. ( cuidados nessa região-

- tuberculose: bacilo de koch, os pulmões é o mais atingido, afeta sistema respiratório, transmissão pela saliva e utensílios contaminados, tem vacina BCG existe tratamento.

- obs: ao contrario das doenças virais as bacterioses, são mais fáceis de serem controladas, uma vez que elas se modificam muito pouco e com mais lentidão que as virais. Ex: um vírus invade uma célula e em cerca de 30 minutos a célula morre e libera uns 300 novos vírus iquais ou diferentes ao vírus inicial e estes continuam se multiplicando no mesmo tempo. Já uma bactéria para formar duas novas bactérias leva cerca de 20 minutos. Conclui-se que o virus é mais agressivo que a bactéria.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário