É Verdade que Homem e Mulher têm ‘Visões de Mundo’ Diferenciadas?

É verdade que homem e mulher têm ‘visões de mundo’ diferenciadas? Em que se fundamentam essas diferenças, em uma formação cerebral diversa ou em uma questão social?

É verdade que homem e mulher têm ‘visões de mundo’ diferenciadas?Sem dúvida os cérebros masculino e feminino são diferentes, tanto morfológica quanto funcionalmente. Essas diferenças podem ser mais bem observadas em certas regiões, como o hipotálamo, uma pequena estrutura, na base do cérebro, que controla o meio interno do organismo. Além de controlar parâmetros como temperatura, hidratação e alimentação, o hipotálamo também controla o sistema endócrino, responsável pela regulação dos hormônios.

Homens e mulheres possuem diferentes proporções de certos hormônios e alguns deles são liberados em padrões temporais diversos – cíclico nas mulheres e contínuo nos homens. Isso é uma evidência clara de que essa estrutura cerebral é bastante distinta entre os dois gêneros. Quanto ao resto do cérebro, homens e mulheres têm, em média, performances diferentes em uma série de tarefas. Por exemplo: quando abrem uma geladeira, a mulher observa os detalhes, é mais específica, enquanto o homem enxerga o espaço de maneira mais ampla. Inicialmente, essas diferenças são pequenas. Além disso, as diferenças existem apenas entre as médias das duas populações, e, como as variações são altas, existe uma enorme superposição no desempenho dos indivíduos das duas populações. Dessa forma, essas diferenças populacionais não se aplicam diretamente a pessoas específicas.