Melro Vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus)

Melro Vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus)

Melro Vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus)Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Gênero: Turdus
Espécie: T. poliocephalus
Subespécie: T. p. vinitinctus
Nome trinomial: Turdus poliocephalus vinitinctus (Gould, 1855)

Synonyms
Turdus xanthopus vinitinctus

Melro-vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus) também conhecido como melro-vinho colorido, é uma subespécie extinta da espécie Turdus poliocephalus. Foi uma espécie de ave endêmica na ilha de Lord Howe,ilha australiana no mar da Tasmânia, onde era também chamado de Doutor ou Bird Ouzel pelos ilhéus.

Características
Melro Vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus)A espécie tinha um comprimento de 22,9 cm. A cabeça era marrom verde-oliva. As partes superiores de cor castanha. Asas e cauda marrom escuro. A parte inferior da cabeça era marrom escuro com um tom verde-oliva e parte de cor castanha.

Extinção
Melro-vinho da Ilha de Lord Howe era muito comum na ilha até 1906, mas sua população começou a diminuir a partir de 1913 devido a ocupação da ilha pelo homem, cães, gatos, caprinos e suínos. Quando o SS Makambo naufragou na ilha Lord Howe em junho de 1918 animais escaparam do navio e invadiram a ilha. Com a ocupação de espécies predadoras o Melro-vinho da Ilha de Lord Howe foi extinto no prazo de seis anos.

Espécimes do Melro-vinho da Ilha de Lord Howe (Turdus poliocephalus vinitinctus) estão expostos no museu em Leiden (Países Baixos), Tring (Reino Unido), Berlim, Nova York, Washington e Sidney.

Bibliografia
  • Greenway, J. C. Extinct and Vanishing Birds of the World, 1967
  • Day, D. The Doomsday Book of Animals, 1981
  • Luther, D. Die ausgestorbenen Vögel der Welt, 1986
  • http://en.wikipedia.org